Começa nesta quarta-feira, dia 2, a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo ou a “Nona Bia”. Nesta edição, a mostra ocupa o prédio da Oca, no Parque do Ibirapuera. Segundo o curador do evento, o arquiteto Valter Caldana, a Nona Bia será mais didática e voltada à cidadania.
Os cinco mil metros quadrados da Oca terá uma área para projetos internacionais e outra para mostrar projetos de estados e municípios brasileiros, e trabalhos de estudantes e novos profissionais. O evento também contará com oficinas ministradas por arquitetos renomados como Ruy Othake, mostra internacional de vídeos e exposições de fotojornalismo e história.
Entre as principais mostras internacionais da Bienal, estão a da Dinamarca, que trará a exposição What Makes a Livable City, sobre soluções aplicadas em Copenhagen, e a da Noruega, que exibirá os projetos da Ópera de Oslo, feito pelo estúdio Snohetta, e de uma pista de esqui artificial desenhada pelo escritório JDS. Já Israel trará uma mostra sobre a influência da escola Bauhaus na arquitetura e no urbanismo de Tel Aviv. Outros países que trarão exposições temáticas são França, Estados Unidos, Itália, Holanda, Suécia, Portugal, México, Macau, Argentina, Japão e China.
O francês Dominique Perrault é um dos arquitetos que estarão presentes na abertura do evento. Ele fará uma palestra e trará a exposição de sua obra, que inclui a Bibliothèque Nationale de France, em Paris. Entre os profissionais americanos confirmados para a Bienal, está Phillip Jordan, que representará o American Institute of Architects de Nova York, e, da Itália, virá o arquiteto do Studio Archea, Marco Casamonti, autor da Biblioteca e do Auditório de Curno, na Lombardia.
Nona BIA - 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de SP
Local: OCA
Data: de 2 de novembro a 4 de dezembro
Endereço: Parque Ibirapuera – São Paulo, SP
Fone: 11 3259-6866
Terça a domingo das 10:00h às 22:00h
No dia 14 de novembro haverá visitação normal
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 – crianças até 10 anos gratuito
Fonte: Casa Vogue e Nona Bia