quarta-feira, 3 de julho de 2013

Nova exposição do Espaço Arte é destaque na mídia

A nova exposição do Espaço Arte, no Ateliê Revestimentos, é destaque da edição de hoje do jornal Metro Campinas. Confira!


Reportagem:

Pintor retrata pedaço de Minas em 20 telas

Exposição. Através das mãos de jovem artista, Zona da Mata mineira vem a Campinas

Um pedaço da Zona da Mata de Minas Gerais, região formada por 142 municípios, chega a Campinas nesta semana. A exposição "Endireita Mundo", assinada pelo pintor e estudante de arquitetura Filipe Matias, retrata em 20 telas a história local e estará aberta para visitação no Espaço Arte, no Cambuí, a partir desta sexta-feira.

Autodidata - nunca participou de cursos e oficinas de pintura - , Filipe teve a veia artística reforçada aos 20 anos, em um intercãmbio aos Estaods Unidos, onde vendeu 22 telas em uma só noite na universidade californiada de Standford.

Quatro anos depois, o jovem, despontando no cenário artístico nacional, escolheu uma região de estado-natal para desenvolver seu novo trabalho, o "Endireita Mundo" - a inspiração foi uma planta homônima muito utilizada por benzedores nos locais visitados.

"Fomos a oito comunidades quilombolas da Zona da Mata e, antes de passar para as telas, fiz um acervo fotográfico. Quis reunir nas pinturas os traços que mais me encantaram", disse ele em entrevista concedida ao Metro no Espaço Arte.

Com preços fixados entre R$ 2 e R$ 5 mil, os quadros exaltam o folclore e figuras icônicas da região. Entre as 20 telas, o artista destaca "Tio-Pai-Tudo", retrato de um benzedor, e "Festa em Corujas", reprodução de uma paisagem recheada de elementos folclóricos. 

A ousadia e a expressividade das cores dos trabalhos de Filipe, que levou seis meses para finalizar as 20 obras, impressionaram a curadora Luzia Castañeda. "A força e espontaneidade usadas pelo Filipe para trabalhar as cores e texturas são encantadoras", elogia.

Mescla de galeria artística e show room, o Espaço Arte está na rua Conceição, 1.111, no Cambuí. As obras de Filipe Matias estarão à disposição do público até o dia 3 de setembro.

Metro Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário