terça-feira, 15 de outubro de 2013

Casa ecológica e com design


LISI é a sigla em inglês que significa Vida Sustentável Inspirada pela Inovação que dá nome a essa casa projetada pela Universidade de Tecnologia de Viena, que venceu a edição 2013 da competição de construção ecológica Solar Decathlon, promovida pelo Departamento de Energia dos EUA.

Na competição as casas são avaliadas em 10 categorias que vão desde alimentação por energia solar, passando por acessibilidade e conforto, até arquitetura e engenharia. A casa vencedora mostrou ser mais eficiente em termos de energia e atraente. Alimentada por um sistema de energia solar no teto, a Lisi gera mais energia do que consome ao longo de um ano. Esse extra, segundo seus criadores, poderias ser usado para abastecer veículos elétricos, por exemplo, ou ser vendido para a rede.

Além dos espaços amplos e grandes janelas, a casa conta com um sistema de telas e toldos automatizados que se estendem e contraem de acordo com a incidência do sol e de sombras, procurando sempre manter os espaços frescos e agradáveis. Do lado de fora, um pátio de horta funciona como um reservatório de água de chuva.










Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário