terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto de inclusão e desenvolvimento inspira cenografia do SPFW Verão 2013



Começou ontem a 33ª edição da São Paulo Fashion Week Verão 2013. Com o tema “A Gente Transforma: histórias que contam”, a cenografia desta edição é inspirada em um projeto desenvolvido pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum em Várzea Queimada, no Piauí, que visa desenvolver a economia local de forma inclusiva e sustentável aliando técnicas tradicionais de artesanato usadas pela comunidade a práticas modernas de design.
Na Bienal, o público vai encontrar uma exposição de imagens sobre a comunidade e produtos do artesanato local.
Por isso, para dar vida ao projeto, intitulado A Gente Transforma 2012, 47 pessoas, entre designers, arquitetos e estudantes desembarcaram em fevereiro em Várzea Queimada, cidade localizada na região com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil. Durante 15 dias, essa equipe desenhou junto com a comunidade, ensinou modernas técnicas de design e também aprendeu um pouco do artesanato do lugar.
Dessa união surgiram coleções originais e autênticas que estão em exposição na SPFW e estão sendo vendidas na loja pop up do evento. As imagens captadas pelas lentes de Tatiana Cardeal compõem a cenografia da Bienal e irão percorrer o Brasil e o mundo em exposições itinerantes.
A Semana de Moda de São Paulo acontece até sábado, dia 16, no prédio da Bienal do Ibirapuera em São Paulo.







Fotos: reprodução Modaspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário