quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pinturas colorem cidade destruída por terremoto



Encontrar lirismo em uma tragédia e transformá-lo em uma obra de arte, que ainda ajude os envolvidos a superar o trauma, não é uma tarefa fácil. Mas foi justamente essa proeza que garantiu notoriedade ao artista Mike Hewson.
Ele vasculhou as ruas da cidade neozelandesa de Christchurch - parcialmente devastada por um terremoto em 2011 - e encontrou uma série de escombros onde criou instalações multimídia denominadas Home to the Lost Spaces (ou, em português, Lar para Espaços Perdidos).

Acompanhadas por gravações de sons domiciliares, as pinturas reproduzem cenas caseiras, perfeitamente encaixadas nos recortes dos prédios deixados pela destruição. De um homem que parece abrir uma porta de entrada até um jovem que parece andar de bicicleta dentro de casa, tudo é possível nas pinturas de Hewson.

A série de obras, porém, é transitória. Isso porque o artista realizou as instalações dentro de um programa da prefeitura de Christchurch que prevê a demolição das construções inutilizadas pelo terremoto - justamente as escolhidas por ele para dar suporte à estimulante obra.




Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário