quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Comunicado Isover - fornecedor do Ateliê Revestimentos


Isover informa: Lã de vidro é um material seguro para casos de incêndio

A Isover informa aos seus clientes, revendedores e especificadores, que para evitar acidentes como o trágico incêndio ocorrido em Santa Maria-RS, os projetos com sistemas de isolamento e conforto acústico devem atender a todas as normas previstas que se referem ao tema de segurança em edificações.

A lã de vidro, material base dos produtos de revestimentos termo acústico, não propaga fogo e é segura para o uso na construção civil.

As soluções disponíveis no mercado para isolar o ambiente e minimizar a propagação do som, bem como absorver o ruído interno e melhorar a acústica do ambiente, devem atender as legislações estaduais e federais previstas, assim como as instruções emitidas pelo Corpo de Bombeiros (no Estado de SP, é a Instrução Técnica IT-10, decreto 56.819-2011).

Dentro desta instrução técnica (inclui especificações de materiais de acabamentos para pisos, paredes e forro), chamamos atenção ao quesito forro e revestimento superior em geral. A propagação de chamas no forro é mais crítica para o desenvolvimento do incêndio do que a propagação no piso (revestimentos) e paredes. No forro é exigido o uso do material classificado como “A” cujo índice de propagação (IP) varia de 0-25, de acordo com a NBR 9442.

Para reduzir a propagação do som, especialmente em casas de shows, boates, restaurantes e cinemas, a Isover recomenda o uso de revestimentos à base de lã de vidro, que atendam as instruções e normas vigentes. A lã de vidro é um material isolante de composição mineral empregada em larga escala na construção civil desde a década de 1950. Sua principal vantagem é a elevada segurança contra a propagação de incêndio e o desempenho térmico e acústico dos edifícios.

Nos estabelecimentos citados, além do cumprimento das normas pelos fabricantes de pisos, revestimentos, paredes e forros é necessários cumprir as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros que preveem a instalação de equipamento de combate ao incêndio como sprinklers, hidrantes, extintores de incêndio entre outros. Além disso, para cada caso, estão especificados item como iluminação de emergência, saídas de emergência, paredes e portas corta-fogo entre outros.

O cumprimento destas boas práticas resulta em maior segurança para as pessoas e, em casos extremos, uma ação efetiva dos equipamentos de segurança e combate a incêndio, devidamente especificados e apropriados para cada tipo de construção e finalidade.

São Paulo, 04 de fevereiro de 2013
Isover – Saint-Gobain do Brasil Pro. Ind. E pra Construção Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário