terça-feira, 14 de agosto de 2012

O aroma certo para cada ambiente



Em casa, os perfumes de ambientes são capazes de proporcionar sensações de relaxamento, bem-estar e também de limpeza. Para cada cantinho, há aromas indicados conforme a sensação que se deseja obter.
Quartos: especialistas indicam óleos que estimulam o relaxamento para os quartos. Lavanda, ylang-ylang, cardamomo e jasmim são boas opções.
Escritório: existem estimulantes de concentração como limão, hortelã-pimenta e citronela.
Cozinha: aromas cítricos e adstringentes são indicados para a cozinha.
Sala de jantar: cravo, canela, cardamomo e manjericão aguçam o apetite.
Banheiro: hortelã-pimenta, pinhos e eucalipto têm poder bactericida e disfarçam odores desagradáveis.
Hall de entrada: a entrada da casa deve ter um aroma que dê a sensação de tranquilidade e aconchego. Aromas cítricos com toques florais são perfeitos para isso.
Além do aroma, é preciso atenção com o modelo na hora da escolha. Os aromatizantes em spray, por exemplo, são práticos na hora de aplicar, mas, após a dispersão do produto, a propagação fica menos intensa. Diferente das varetas, que absorvem o líquido perfumado e mantêm o cheiro por mais tempo.
Além disso, é preciso levar em consideração o tamanho do ambiente. Em espaços pequenos, velas e réchauds resolvem o problema, mas para lugares maiores, os aromatizadores elétricos são mais indicados.
Outra questão a ser pensada é o tipo de essência. As lojas especializadas vendem tanto essências sintéticas como óleos naturais. As essências sintéticas possuem perfume intenso e são mais duradouras por causa dos fixadores e conservantes. Já os óleos são conhecidos pelos efeitos terapêuticos, que estimulam o relaxamento e os sentidos.
Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário